Reunião com a Comunidade da Barra de Moitas sobre as pautas ambientais e conflitos de terra

Ontem estivemos com a comunidade da Barra de Moitas do Rio Aracatiaçu para tratar das pautas ambientais e conflitos de terra que envolvem o território tradicional de pescadores e pescadoras, marisqueiras, ribeirinhos e caiçaras. ✊📍🎣

A reunião pautou as demandas colocadas como prioridade na comunidade. Entre elas, foi colocado a ilegalidade das cercas nas dunas do território tradicional, que privatizam as áreas de lazer de uso comum. Ameaçam a dinâmica natural do sedimento e do manguezal da região. Também tratamos da autorização emitida pela @amamaautarquia para a colocação de cercas sem visita técnica em uma área em litígio que pertence ao território tradicional da comunidade de Barra de Moitas. A autorização libera cercas em uma área de 25 hectares no encontro do rio com o mar, a única passagem da comunidade para a praia e a área onde se encontra as áreas agroecológicas de plantio da comunidade. Além disso, a autorização emitida pela @amamaautarquia incluía dentro da área privatizada das cercas duas casas da comunidade que estavam sendo ameaçadas de demolição por trabalhadores a serviço do empresariado.

Propomos a criação de uma unidade de conservação que acolha os usos sustentáveis dos povos tradicionais que vivem no território. Visando a proteção do manguezal, das dunas e a sobrevivência da comunidade. Contudo, acreditamos que essa ação irá proteger a comunidade da especulação imobiliária que ameaça o território tradicional e o bem viver das pessoas. Queremos territórios livres de cerca, com espaços garantidos para o desenvolvimento da agricultura familiar e do turismo comunitário.
Saímos com encaminhamentos garantidos pela @amamaautarquia :

Inclusão do Eco Maretório no conselho de meio ambiente municipal
18/11 – Visita do secretário de meio ambiente de Amontada em Bela Vista. | Reunião em Patos Bela Vista Associação de moradores Bela Vista.
25/11 – Reunião para propor a unidade de conservação no conselho de meio ambiente de Amontada.
30/11 – Criação de um site com sistema eletrônico de acesso público aos licenciamento ambientais de Amontada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *